Da Redação
Pesquisa sobre a mobilidade urbana mostrou que 41% da população brasileira considera o serviço de transporte público ruim e 30% que o serviço é bom. Os dados são referentes municípios com mais de 100 mil habitantes. Nos municípios menores, com menos de 20 mil habitantes, a percepção sobre o transporte público é melhor, 39% da população avalia que o serviço de transporte coletivo é bom, e 27% considera ruim.
Estas informações fazem parte da segunda edição da Pesquisa de Mobilidade Urbana, divulgada nesta quinta-feira (19) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os pesquisadores do instituto fizeram um levantamento de como os brasileiros se deslocam no Brasil.
Foram entrevistadas 3.781 pessoas em 212 municípios de todas as regiões do país entre os dias 8 e 29 de agosto do ano passado. A pesquisa apontou também que quanto maior a renda salarial do usuário, menor é a utilização do transporte público.
O estudo mostrou que a Região Sul é a que mais utiliza carro como o principal meio de transporte. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a utilização de carros representa 64,85% da frota. De cada 3,62 habitantes, um possui carro. Na Região Norte, o principal meio de transporte é a motocicleta, que representa 64,32% da frota. A cada 100,44 habitantes, um possui moto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário