sábado, 14 de maio de 2011

Aracaju tem maior proporção de ciclovias do país

Há cinco anos, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem realizando ações específicas para melhorar a mobilidade urbana,Proporcionalmente ao número de habitantes, Aracaju tem a maior rede cicloviária do país (Foto: André Moreira) principalmente através do incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte. Como resultado dessa política, Aracaju hoje é a capital que tem a maior rede cicloviária, proporcionalmente à população. São aproximadamente 70 km para 570 mil habitantes. O Rio de Janeiro, que tem a maior extensão de ciclovias do país, tem 152 km para mais de 6 milhões de habitantes.
Mas um fato tem feito com que a PMA intensifique as ações de estímulo ao uso das ciclovias: o aumento progressivo e rápido da frota de veículos. Aracaju é a cidade onde mais cresceu o número de licenciamento de carros. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em dezembro do ano passado 206.616 automóveis circulavam na capital.
Por entender que o uso da bicicleta como meio de transporte é uma alternativa eficiente e saudável para enfrentar o trânsito agitado, aAlém de reduzir os congestionamentos, o uso da bicicleta como meio de tranporte melhora a saúde da população (Foto: André Moreira) Prefeitura de Aracaju vem buscando ampliar ainda mais e integrar as ciclovias da capital. Além de contribuir para minimizar esse problema, a bicicleta traz outros benefícios à população e à cidade, sobretudo quando o assunto é saúde.
"O incentivo ao uso desse meio de transporte é motivado não só pela perspectiva de redução dos engarrafamentos, mas também porque a bicicleta ajuda no condicionamento físico, é uma importante atividade de lazer e ajuda a reduzir a poluição", lembra o coordenador de Ciclomobilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Fabrício Lacerda.
Segundo ele, paralelamente à ampliação das ciclovias, a administração municipal vem buscando outras formas de facilitar a vida dosTrabalhadores são maioria entre os usuários das ciclovias (Foto: André Moreira) ciclistas. A SMTT está viabilizando, por exemplo, a instalação de cerca de 30 paraciclos no Centro da cidade. "Paraciclos são estruturas em que as bicicletas podem ser presas dos dois lados. Isso é um avanço porque a partir disso as pessoas vão poder chegar até o centro e estacionar suas bicicletas com segurança perto do local de destino", afirma.
Beira Mar
A PMA já iniciou a reforma do calçadão da avenida Beira Mar, localizado na zona sul. A revitalização do trecho, que vai da ponte de acesso à Coroa do Meio até as proximidades do terminal da Atalaia, será valorizada com a construção de 13,8km de ciclovias na parte externa do calçadão, ao lado das pistas automotivas, com o objetivo de evitar o risco de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas.
"Hoje a região da avenida Beira Mar tem pelo menos oito pontos de congestionamento nos horários de pico. Com as ciclovias há umaFabrício Lacerda (Foto: Silvio Rocha) possibilidade real de desafogamento das vias, mas é claro que esse é um projeto de médio e longo prazo, já que, além de construção de ciclovias, é necessário também uma mudança cultural visando à inclusão da bicicleta no dia-a-dia dos aracajuanos", explica Fabrício. 
O projeto representa um investimento de R$ 4,2 milhões, recursos próprios do município. "Esse projeto também é muito simbólico no que diz respeito às políticas para pessoas de baixa renda, tendo em vista que hoje quem mais usa as ciclovias são trabalhadores, principalmente da construção civil. Além disso, o projeto ainda prevê iluminação, arborização e reforço na segurança", afirma o coordenador de Ciclomobilidade.

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