terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aumento da Passagem de ônibus: Vale o serviço?

Texto do colega Júlio Câmara, jovem estudante secundarista, presidente do Grêmio do Colégio Infante:

Aumento da Passagem de ônibus: Vale o serviço?
Posted on January 24, 2011 by Júlio Câmara

Eis o assunto que começa a aparecer em conversas entre os moradores de Porto Alegre: O aumento da passagem de ônibus para R$2,70. Se R$2,45 já cai como um valor absurdo para se movimentar dentro da cidade, imagine com 25 centavos a mais.

Falando assim, 25 centavos pode parecer muito pouco. Mas, é preciso lembrar que para ir e voltar, já são 50 centavos por dia.

Se você ainda não percebeu o quanto estamos sendo feitos de otários, vamos aos exemplos práticos. A diferença no valor da passagem é aproximadamente igual a 88 litros de leite por ano. Se você não costuma beber leite e não valoriza esta informação, aí vai um dado que desperta a atenção de todos: 90 Kg de arroz ou 52 pacotes de feijão por ano.

Se a passagem não aumentar, vai sobrar dinheiro para a comida. Se a passagem aumentar, muitos pais (e mães) de família passarão aperto (se não fome). O dinheiro da passagem que fará falta para a alimentação de um cidadão, será o lucro de um empresário que explora o transporte público da cidade.

Em resumo: A fome do cidadão de Porto Alegre é o lucro de um empresário.

Há quem não se importe com a necessidade de outros porto-alegrenses. Há quem não ligue para a falta de comida na mesa e não perceba que panela vazia pode ser apologia ao crime.

Além do preço absurdamente alto, outro ponto que demonstra o quão discriminador é o nosso sistema de transporte coletivo: A qualidade dos ônibus diferem conforme as áreas que atendem.

Um exemplo é a diferença entre duas linhas da STS. Menino Deus e Cruzeiro. O primeiro ônibus citado sempre tem ar-condicionado e boa acomodação. O segundo, eu nunca vi com ar-condicionado e o número de carros disponíveis não transporta com conforto todos os passageiros.

Comparando os mapas das rotas dos dois ônibus, percebemos que a linha Cruzeiro do Sul atende muito mais passageiros e áreas suburbanas. O Menino Deus, por sua vez, atende uma área pequena e, em sua maioria, composta por bairros nobres:



Uma pergunta: Se o valor da tarifa é o mesmo, o que explica as diferenças dos serviços prestados?

Valor e qualidade são apenas dois motivos para colocar o transporte público em discussão. É assim desde quando eu me lembro que existo. Mas, eu devo aceitar que as coisas vão mal só por que elas vão assim há muito tempo? Acredito que não.

Enquanto o governo estiver com o rabo-preso com as empresas de ônibus, podemos ter certeza que meios de transporte alternativos não serão explorados. É por isso que não temos bicicletários nem ciclovias decentes. Ônibus é a única opção para muitos irem trabalhar e/ou estudar.

O transporte da população é um assunto importante demais para ser usado como moeda de troca em eleições. As empresas de ônibus não podem financiar campanhas dos nossos governantes e depois recuperar os valores tirando do nosso bolso.

Além do voto, uma ferramenta do povo é a luta. E as manifestações já estão sendo organizadas pelo Comitê de mobilização e articulação contra o aumento anual da tarifa de transporte público. Atualize-se e participe pelo site: Transporte para Todos. Vamos lutar!

Fonte:http://juliocamara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário