domingo, 30 de janeiro de 2011

REDE CONTRA O TARIFAÇO INAUGURA BANCA NO CALÇADÃO DA RUA XV EM CURITIBA

Por TRANSPORTE COLETIVO 29/01/2011 às 05:34

Ontem às 11h da manhã a Rede Contra o Tarifaço inaugurou uma banca no calçadão da Rua XV de Novembro, localizada no centro de Curitiba. A banca recolhe assinaturas para abaixo assinado contra o possível e anunciado reajuste da tarifa do ônibus na cidade e região metropolitana, divulga calendário de manifestações para congelar o aumento da tarifa, distribui panfletos para adesão à rede bem como materiais explicativos referentes às péssimas condições que apresenta o transporte coletivo na capital e o lucro indevido das empresas de transporte coletivo sobre o trabalhador.
O primeiro dia de banca proporcionou muitas assinaturas e diálogo com os transeuntes. Notou-se que as atividades anteriores do Movimento Passe Livre foram as bases fundamentais para a adesão popular na campanha contra o aumento da tarifa. Raramente alguém nega-se a assinar o abaixo-assinado, o que transparece a insatisfação perante a roubalheira dos empresários e as péssimas condições de serviços prestados pelo cartel de empresas de transporte coletivo.
No momento, a Rede organiza reuniões para definir o rumo da luta.
Essa iniciativa teve início com o MPL Curitiba, já no mês de novembro de 2010, após abertura dos envelopes da licitação do transporte coletivo, que se arrastou durante todo o ano de 2010, prevendo reajustes na tarifa. Nesse processo de licitação, onde descaradamente houve favorecimento da empresa de caráter misto (público/privado) URBS às empresas do transporte coletivo, os usuários mais uma vez sairam perdendo. Além do reajuste da tarifa de R$2,20 para no mínimo R$2,50, as precárias condições do transporte coletivo deverão permanecer as mesmas, pois as empresas que há mais de trinta anos exploram o serviço na cidade, venceram a licitação fraudulenta. Isso significa que, além do descaso com o usuário e aviltamento da classe dos cobradores e motoristas, nos próximos 25 anos melhorias no transporte coletivo tendem a permanecer estagnadas.
  
CMI- Centro de Midia Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário