quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

"Carta aberta aos Sr. Gustavo Varella e a tod@s aqueles que gritam por repressão aos quatro ventos,

nos idos de 2007 o Movimento Estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo estava contrário a um plano do Governo Federal de ampliação de vagas, chamado REUNI. @s estudantes eram contrários a esse plano pois ele não previa nenhuma contrapartida em estrutura para manter tais estudantes na Universidade. Hoje, podemos ver que as previsões do ME eram certeiras, e muitos cursos foram abertos sem professores, sem prédios, sem assistência, ou seja - ampliação para inglês ver.

Naquele momento, como era de se esperar, houve uma grande repressão do governo. Em uma ocupação, legítima, decidida em fóruns do Movimento da Universidade, a Administração Central da UFES, absurdamente, decidiu colocar toda a vigilância federal para coagir @s estudantes. Socos, cacetetes e até a Polícia Militar foram chamados para agredirem e não deixarem @s manifestantes se manifestarem. A consequência disso foi uma série de intimações sofridas por uma série de estudantes para depor na Polícia Federal.

Foi nessa época que conheci o sr. Gustavo Varella. Foi-nos indicado o nome dele, e inclusive seus gordos honorários foram pagos por apoiadores do movimento, para ser advogado dos indiciados. Claro que ficamos com o pé atrás, não era o advogado com que estávamos acostumados a lidar. Não era advogado de movimento social, mas quem o indicou nos garantiu que era um ótimo advogado e que entenderia a demanda do coletivo. Eu me lembro da reunião que fizemos, um bonachão, rindo de tudo e nos dizendo para ficarmos tranquilos já que estávamos apenas defendendo nossos direitos. Mesmo que não tenha nos acompanhado nas intimações, essas foram muitro tranquilas e saímos da Federal apenas com um susto.

Hoje, cerca de 5 anos depois, @s estudantes estavam, legitimamente também, se manifestando contra o absurdo do aumento anual das passagens de ônibus. O movimento contra o aumento pede para que o Governo ouça, decentemente, a sociedade civil antes de decidir o aumento e que seus argumentos para o mesmo sejam mais razoáveis. Pede também passe livre para estudantes e desempregad@s. Normalmente, e esse ano não pôde ser diferente, o Governo coloca a força coercitiva do Estado para reprimir e agredir @s manifestantes. Infelizmente isso é comum no sistema em que vivemos mas não podemos nos acostumar.

A diferença desse momento foram as redes sociais. Ouvimos uma série de pessoas que não conhecemos apoiando o movimento e também pessoas contrárias. O que não esperávamos ouvir, e é aí que o sr. Gustavo Varella entra na história, em uma série de declarações de advogados contrários ao movimento de uma das formas mais absurdas possíveis. O advogado em questão disse, sem tirar nem por, o seguinte: "Espero que o Governo do ES dessa vez baixe o sarrafo, cubra de porrada quem atentar contra a ordem pública. Quem será o interlocutor do Gov?".

Não entendo o que mudou de lá para cá, não entendo o que mudou no mundo para que um advogado que há 5 anos atrás defendeu um movimento reivindicatório ser tão absurdamente reacionário (e criminosos) como o mesmo que fez essa declaração. Talvez o dinheiro no bolso dele. Hoje, sinto vergonha de ter participado daquela reunião com ele, sinto vergonha de ter sido defendido e representado pelo mesmo. Termino essa carta declarando total apoio aos manifestantes e seus pedidos. Não podemos aceitar um governo, eleito pelo povo, agredinto a população do estado. Fora Casagrande! Fora Gilvado! E por último, mas não menos importante, fora Gustavo Varella! Não nos representa!

Ricardo Nespoli, estudante, trabalhados e manifestante!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário