quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Oito pessoas presas durante manifestação #contraoaumento são transferidas para presídios

Dentre os presos, está um senhor de 65 anos

Dentre as 17 pessoas presas, na noite de ontem (10), durante a ação violenta da polícia para conter manifestantes dos protestos #contraoaumento, oito foram transferidos ainda na manhã de hoje (11) para penitenciárias estaduais do Piauí. Os presos não ficarão em celas separadas e dividirão o espaço com os outros presos das Casas. Advogados das entidades estudantis e sindicais estão tentando apresentar um pedido de habeas corpus coletivo para liberar as pessoas.
Seis dos presos, todos homens, dentre eles um senhor de 65 anos, foram levados para a Casa de Custódia do Piauí. O restante dos rapazes presos têm idades entre 18 e 25 anos.
Os nomes dos homens presos são Francisco de Sá Batista (65), Kevin Nogueira Fontes, Aloíso Souza, Antônio Wilson Júnior, Igor Galvão e um outro jovem que a família preferiu que tivesse o nome omitido. O senhor Francisco de Sá sofre de hipertensão e chegou a passar mal durante a noite.
As outras duas pessoas, mulheres, uma de 45 e outra de 23 anos, estão sendo conduzidas até a Penitenciária Feminina do Piauí. Elas se chamam Maria do Socorro Santana de Sousa (45) e Helena Beatriz Soares de Sá (23).
Helena é filha da professora e militante do PCO, Lourdes Melo, que comentou a ação da polícia e disse ter sido "gravíssima" a forma como a polícia agiu para conter os manifestantes. "Minha filha foi gravemente agredida, arrastada pelos cabelos por parte dos policiais. Depois, passou a noite algemada na Central de Flagrantes. Os PMs que cometeram essas ações serão punidos?". Questionou.
No momento, há muitas pessoas na Central, grande parte familiares das pessoas transferidas. A mãe de um dos jovens, presente no local e aguardando a liberação ou transferência do filho, fazia orações para que o filho possa ser levado para casa.
O restante dos familiares, com a transferência dos presos em dois camburões da PM, choravam e pediam a soltura dos manifestantes. Muitos gritavam contra os policiais e prometiam tomar providências para que os presos fossem liberados. 
Ainda na noite de ontem, o restante dos presos foi liberado. O delegado da Central de Flagrantes, James Guerra, estipulou a fiança para a liberação dos presos no valor de 10 salários mínimos, o que corresponde a R$ 6.220. O valor deve ser determinado pelo juiz, mas não havia nenhum juiz de plantão na cidade durante a noite de ontem. Alguns dos presos foram liberados sem o pagamento da quantia.
Leia também
Fotos: Jailson Soares.
Mais informações em instantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário