segunda-feira, 11 de abril de 2011

País precisa diversificar o seu transporte urbano

Para Marcus Quintella, o maior desafio para o Brasil é orçamentário, ou seja, de destinação de recursos para projetos de transporte público nas grandes cidades, Curitiba incluída. “Essas cidades precisam receber maciços e contínuos investimentos para a construção de transporte público sobre trilhos, como metrôs, trens suburbanos e VLTs e em seus sistemas de ônibus, tanto os troncais como os alimentadores.”

Professor do Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, José Eugênio Leal diz quais são as melhores alternativas de transporte para o Brasil. “Sem dúvida a melhor alternativa seria combinar trem suburbano, metrô, VLT e depois BRT, exatamente pela capacidade do transporte e questão ambiental. E onde houver possibilidade, as barcas.”

Sobre a aplicação desses modelos em Curitiba, o ex-diretor da Urbs João Carlos Cascaes prefere cautela. “É uma leviandade simplesmente afirmar que a solução é essa ou aquela. O povo paga, qual é a conta? Como faremos? Quem? Quando? Quanto? Impostos? Tarifas? Confi­abilidade? Acessibilidade? Versatilidade? Complemen­taridade? Precisamos de cidades sustentáveis, com acessibilidade e mobilidade adequadas às necessidades dos usuários do transporte coletivo urbano.”

De acordo com Quintella, uma escolha equivocada poderá causar prejuízos na vida da população e na estruturação urbana da cidade. “A escolha do modo de transporte deve considerar as características físicas, tecnológicas e econômicas do material rodante e da via, bem como a qualidade de serviço que ele pode oferecer e o impacto no trânsito e na qualidade de vida das pessoas, além do tipo de demanda a ser atendida.” 

Fonte: Gazeta do Povo 

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