sexta-feira, 8 de abril de 2011

Três são detidos durante protesto contra aumento da passagem

Três estudantes que participavam do protesto contra o aumento da tarifa do ônibus de São Paulo foram detidos na noite desta quinta-feira sob suspeita de portar uma bomba caseira.

Segundo informações da Polícia Militar, o grupo foi abordado na rua Vergueiro, no Paraíso, região central da cidade, no final da manifestação. Eles estavam com um suposto artefato feito com uma garrafa de vidro com liquido inflamável, além de estilingues e bolinhas de gude.
Amigos dos estudantes chegaram a acompanhá-los ao 5º Distrito Policial da Aclimação. Eles foram liberados por volta das 2h de hoje.
O material foi recolhido e encaminhado para perícia no Instituto de Criminalística. Se for provado que se trata de uma bomba caseira, eles poderão ser indiciados por fabricação de explosivos.
MANIFESTAÇÃO
A manifestação em protesto pelo aumento da passagem de ônibus começou por volta das 18h30, na praça Oswaldo Cruz, na avenida Paulista (região central). A via chegou a ficar totalmente interditada por cinco minutos, no sentido Consolação. Duas faixas foram liberadas, após intervenção da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) e da Polícia Militar. A lentidão chegou na via chegou a 2,4 km.
Depois da Paulista, os manifestantes foram para a avenida Brigadeiro Luís Antônio (região central), que também foi bloqueada.
A entrada da estação Brigadeiro do metrô (linha 2-verde), que fica na esquina da avenida Paulista com a rua Carlos Sampaio, foi fechada por guardas do Metrô.
Cerca de 30 motos da PM acompanham o protesto. Segundo os organizadores, aproximadamente 500 pessoas participam do ato. A PM não deu estimativa.
Na 23 de Maio houve outra interdição total, próximo a rua Jaceguai, no sentido aeroporto. Após agentes motorizados da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) impedirem o andamento da caminhada, os participantes do ato sentaram no chão.
Às 21h20 uma pista da via foi liberada, apenas um veículo passava por vez. A avenida foi totalmente liberada às 22h. A ideia inicial da organização do protesto de ir até a prefeitura foi cancelada.
O protesto bloqueou então a rua Vergueiro. Os manifestantes passaram por mais uma estação de metrô --Vergueiro (linha 1-azul)--, que também foi fechada pelos seguranças.
Por volta das 23h os participantes do protesto começam a se dispersar.
Ontem foi a décima quinta-feira seguida que São Paulo é palco de protestos contra o aumento da tarifa. A série de manifestações tem sido organizada por estudantes, sindicalistas e militantes partidários desde janeiro, quando a tarifa subiu de e R$ 2,70 para R$ 3.
Na quinta-feira passada (17), os manifestantes interromperam o fluxo de automóveis no viaduto do Chá, na avenida Nove de Julho e no terminal Bandeira (na região central). Depois, parte deles tentou pular a catraca da estação de metrô Anhangabaú. Houve quebra-quebra e troca de agressões com seguranças do Metrô e PMs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário