sexta-feira, 8 de abril de 2011

Protesto marca abertura da estação Butantã do metrô de SP

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

A inauguração da estação Butantã da linha 4-amarela do Metrô, na manhã desta segunda-feira, foi marcada por um protesto de estudantes e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários. Inaugurada em maio de 2010, a linha 4 funcionava até hoje apenas entre as estações Paulista e Faria Lima.
Cerca de 15 pessoas protestaram contra o aumento da tarifa do transporte coletivo na cidade, contra o atraso na entrega da estação e contra a concessão da operação da linha à iniciativa privada. Estudantes também exigiam uma linha gratuita ligando a estação ao campus da USP.
O grupo cantou slogans como "Chega de aumento para deputado, e para a população só ônibus lotado" e "É ou não é piada de salão, atraso de cinco anos mais privatização".
Apesar do protesto, o prefeito Gilberto Kassab e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) mantiveram suas falas e não fizeram menção à manifestação. O ex-governador José Serra (PSDB) também esteve presente.
Alckmin afirmou que a estação Pinheiros será a próxima da linha a ser inaugurada, em maio deste ano, e prometeu a entrega das estações Luz (que fará integração com a linha 1-azul) e República (integrada com a 3-vermelha) até o fim do ano.
O governador também afirmou que existe um estudo para estender a linha até Taboão da Serra (Grande São Paulo).
Alessandro Shinoda/Folhapress
Manifestante exibe cartaz durante inauguração da estação Butantã do metrô de São Paulo
Manifestante exibe cartaz durante inauguração da estação Butantã do metrô de São Paulo
FUNCIONAMENTO
Inicialmente a estação Butantã vai funcionar das 8h às 15h, apenas de segunda a sexta-feira, incluindo feriados, para a realização de testes.
Pelos cálculos do metrô, a nova estação vai permitir um ganho de 23 minutos no trajeto entre as avenidas Vital Brasil e Paulista, considerando o tempo de viagem informado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a partir de velocidade média do trânsito nos horários de pico.
Anexo à estação Butantã vai funcionar um terminal de ônibus. A SPTrans, responsável pelo transporte municipal, vai implantar duas linhas: a 8012/10 (Metrô Butantã-Cidade Universitária), que vai operar das 8h às 15h em sistema circular, e a 7458/21 (Metrô Butantã-Estação da Luz), que circulará pelo corredor da avenida Rebouças com destino à estação da Luz.
Em outubro do ano passado, cogitou-se a criação de uma linha circular, gratuita para alunos e funcionários da USP, que ligaria o campus ao metrô Butantã, ao largo da Batata e à estação Hebraica-Rebouças da CPTM.
Segundo a assessoria de imprensa da USP, no entanto, o projeto de gratuidade não foi possível devido ao custo operacional da linha. O trajeto da nova linha Butantã-USP terá uma extensão de 16 km e percorrerá os principais pontos campus.
Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário